maio 28, 2001

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MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.com.br

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uma e-zine e-revolucionária

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Newsletter 011/2001
Maio, 04, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@marketinghacker.com.br)
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Índice

1. Parangolé
2. Alquimia
3. Vozes da Internet – Flores Portuguesas
4. Por Dentro - TDCRC
5. Por Fora – Spam mais uma vez... e sempre!
6. Escovando os Mercados – Tudo pode ser uma Farsa
7. Convidado Hype - Um cavaleiro contra o "Big Brother"
8. Biblioteca Binária – The Hacker Ethic
9. Abstract - Fake
10. Auto Promoção sem Vergonha

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1. Parangolé

Vamos falar de negócios. Acredito que não há nada melhor do que uma comunicação pessoal transparente e aberta. Na Internet este inter- relacionamento é potencializado.

Algumas empresas preferem ficar de butuca, espreitando por trás do firewall corporativo para se abster de uma conversação mais “caliente” com os seus ... clientes!!!

Aliás as empresas sempre tiveram uma postura monolitica. Isto não significa que são conservadores. Foi assim que aprendemos a conviver neste mundo dos negócios, e fica mais fácil reaplicar conceitos do que redescobrir novas fórmulas. A gestão empresarial se desenvolveu muito. Os departamentos são eficientes, sabem trabalhar, e conhecem seus produtos. As empresas abusaram da sua própria capacidade de gerir o conhecimento interno.

Mas a Internet aconteceu. E toda aquela balela administrativa ficou desatualizada. Então vamos fazer um “upgrade”, e trazer a administração para os novos tempos digitais!!! Este é o nonsense desta situação.

Um upgrade pode atualizar teu computador, mas não funciona em seres humanos. Os mercados se tornaram inteligentes. A administração tradicional não contava com essa variável. A gerência não sabe o que fazer. Os consumidores abriram caminho entre os bytes, e romperam as barreiras construídas durante a era industrial.

Muitas empresas já perceberam esta força. A Ford comprou 350.000 computadores, e distribuiu para os seus funcionários poderem acessar a Internet nas suas casas. Significa que vão ter liberdade de participar da rede, falando com a voz própria. Eles estão ao mesmo tempo ensinando e aprendendo. Os mercados agradecem. Assim como a Ford, que passa a ter um batalhão de pessoas envolvidas na busca do conhecimento, que de uma forma ou de outra, vai retornar à empresa, outras empresas já enxergam esta variável. Isto é moderno, fantástico, e extremamente saudável para a humanidade.

Em contrapartida, outras empresas, retrogradas, não perceberam a revolução evolutiva. Deixam seus funcionários isolados, liberando a rede para uma casta corporativa que não tem liberdade de falar com a própria voz. Estas empresas vão sentir que os mercados não brincam. A fatura desta arrogância e miopia vai chegar...com juros e correções monetárias.. hahaha

Abraço Hacker

Hernani Dimantas

2. Alquimia

As coisas podem ser diferentes. Dentro deste ponto de vista podemos transcender a imaginação. Fazer diferente implica em prestar atenção nas tendências da sociedade, e perceber que a ética protestante, que enaltece o trabalho remunerado como a melhor solução, está batendo pinos. E não deve continuar assim sem uma revisão completa.

Sempre digo que podemos fazer as coisas diferentes. Percebi, no entanto, que estou deixando estas coisas mal explicadas. Será que podemos atuar nos mercados de outra forma? Será mais uma balela administrativa? Ou o quê?

Vivemos numa sociedade que enfoca a remuneração como o fator principal do trabalho. Esta ética burocrática é fruto do desenvolvimento da Indústria e do crescimento da classe média trabalhadora. Mas isso é uma novidade de apenas 200 anos, talvez um pouco mais.

Bem, há quem diga que o dinheiro move o mundo. É verdade. No entanto, o crescimento das ONGs mostra que não só o dinheiro está mexendo com as estruturas. O voluntariado está começando a mostrar que é viável. Além de estar promovendo justiça social, está arregimentando colaboradores pelo mundo afora. Muitos desses colaboradores estão sendo remunerados de um modo alternativo. O dinheiro já não move o mundo sozinho. Outras estruturas estão aparecendo, e modificando a sociedade.

Estamos cansados desta idéia de trabalhar só pela remuneração. Acho que depois de ter vivenciado as conquistas sociais dos últimos 40 anos, não poderia deixar de lado toda esta experiência, e me enquadrar neste mundinho corrompido dos negócios. Quem prega que os ideais devam ser deixados de lado para uma adaptação natural vai ter que se entender com a sua própria consciência.

Nossas vidas não são mais felizes porque trabalhamos por dinheiro, e nem encontramos tempo para nos deliciar dos pequenos prazeres que criamos. Acreditar na lógica do “Real” não vai nos trazer felicidade a longo prazo. E muito menos para os nossos filhos. Pensar diferente implica em olhar para a vida, e querer vive- la melhor. Apenas isso!

Mas será que é impossível? Depende, há setores tão retrógrados que as relações trabalhistas estão, apenas agora, deixando as amarras feudais. A extinção da lei do passe no futebol é um avanço indiscritível para esses profissionais. A Internet, e todas as derivações, são mais permeáveis a novas fórmulas de trabalho. As empresas começaram a encarar os mercados com mais transparência do que as corporações tradicionais. Há espaço para o teletrabalho, para criatividade, para o conhecimento, e para uma maior interação funcionário e empresa. É uma tendência.

Bem, o Marketing Hacker prega a reputação ao invés da remuneração. Parece uma idéia idiota. Pois seria alguém tão louco para trabalhar apenas angariando reputação, e o dinheiro nosso de cada dia ficaria nos bolsos das pessoas atrasadas que adoram trabalhar por remuneração.

Mas estamos vendo o mundo a nossa volta progredir. Linkado à rede, vemos pessoas desenvolvendo projetos próprios, comunidades conversando e criando fórmulas alternativas. E empresas desenvolvendo negócios baseados na criatividade dos seus clientes.

Não é para menos. A informação anda na frente, e esses setores relacionados estão um passo adiante. Não é por acaso que o movimento Hacker está atrelado desde os seus primórdios a programação de software, e se estendendo através da industria da informação.

A ética Hacker mostra que existem possibilidades diversas. O profissional deixa o seu lado subordinado para fazer parte da história. Esta deixando de ser peão, para abocanhar os mercados como peça importante. Este profissional cria seus espaços, e compartilha seus conhecimentos com os mercados. Estamos fazendo isso em listas de debates, fóruns e chats. Buscando informações relevantes para somar aos nossos projetos.

Deixe prá lá as bobagens corporativas. Converse, e deixe teus funcionários, ou subordinados, extravasarem na rede. Todo mundo tem um pouco desta alquimia para distribuir na Web. Deixe correr o sangue virtual. Quando você menos perceber estará começando a assumir valores da cultura Hacker. Experimente!



3. Vozes da Internet - Flores Portuguesas

Fiquei chocado com a resposta de uma reclamação que minha amiga Dulce Dias recebeu de uma floricultura portuguesa. A Dulce é diretora do site de marketing Emarketeer. Não deve ter jamais encontrado uma estratégia de anti marketing tão grosseira.

Esse pessoal deve ter ouvido dizer que os mercados são conversações, mas não entenderam direito. Para eles os mercados são mal entendidos.

PS. A reclamação da Dulce foi enviada porque após preencher todos os detalhes da compra, inclusive dados do cartão de crédito, apareceu uma mensagem: “Está loja está encerrada para manutenção. Por favor tente mais tarde. Pedimos desculpa pelo incómodo". Ora, a mensagem poderia aparecer antes do preenchimento...

From: Rui Martins [mailto:isisflor@ip.pt]
Sent: Tuesday, April 24, 2001 8:29 PM
To: dulce dias
Subject: Re: Reclamação de ISISFLOR ?


Viva,

Agradecemos o seu relato dos acontecimentos. Tal como diz, deve mesmo ser adolescente e impulsiva (o que é muito bom).
Saber o que se passou teria sido a primeira coisa a fazer, antes de JULGAR.
O seu relato é para nós novidade. Fez-nos um enorme favor em colocar este caso ao SAPO, obrigado. Se ainda tem interesse em explicações, leia o restante ( tal como li todo o seu mail ): A explicação de forma simples para quem não percebe de informática e Internete, é que o programa que utilizamos é gerido e mantido nos Servidores do SAPO e toda a responsabilidade técnica, cabe-lhes. Cada falha do sistema ( e para tal basta faltar a luz em Miraflores) é altamente prejudicial para a ISISFLOR resultando em prejuízos directos e indirectos, sendo a perca de um negócio pouco importante, mas a MÁ opinião de um só cliente muito importante. Aqui na ISISFLOR somos comerciantes, vivemos de clientes. Não se deixe baralhar. Estamos certos que o Sapo lhe vai responder ( nós vamos exigilo ) e poderá ver a explicação técnica quelhe dão, mas achamos muito estranho o que se passou, pois no seu caso já estava a terminar a encomenda quando apareceu a mensagem ...Manutenção..., que a ser verdade devia aparecer no momento em que acedeu à loja.
É bom que goste da " Romeira ", há quem goste de VW carocha antigo a preços Modernos, agradecemos é que não nos Compare pois é insultuoso.
Há 13 anos que produzimos Arte Floral, e toda a n/experiência em vendas por telefone nos Abriu como pioneiros o sucesso na Internete. Esta "desconhecida?" é considerada a melhor Empresa Nacional na sua área de negócio, basta a sra. estar atenta e ler as revistas que por aí se vendem, se o desejar. Com os mais respeitosos cumprimentos, (não lhe envio flores fúnebres, é muito jovem)

Rui Martins
Gerente Comercial
ISISFLOR, Lda.


Nota explicativa:
“Romeira" é a mais antiga e mais conceituada de todas as floristas nacionais. E, eventualmente, a mais cara também! :)
E foi onde, via telefone, acabei comprando as flores - e fiz questão de dizer isso mesmo no email de reclamação!

Pergunta da Dulce:
Acham que isto é tratamento que se dê a um cliente??? Não bastava o serviço não funcionar, como o "cara" ainda me ofende, trata mal e menospreza a concorrência?

Dá prá acreditar? Mas esta é a mágica da rede, pois uma mensagem como essa se espalha rapidinho...

4. Por Dentro - TDCRC

Christopher Locke e Eric Norlin deixaram o personalization.com para uma nova empreitada. TDCRC - Titanic Deck Chair Rearrangement Corporation
Locke está lançando seu novo livro Gonzo Marketing: Winning Through Worst Practices (que estará disponível para venda em outubro). Ele oferece a introdução para seus leitores mais ansiosos.
No site, apresentam seus serviços de consultoria, cujo processo está dividido em dois estágios: 1. Destrua a sua empresa, e 2. Reconstrua a sua empresa – Nada mais óbvio.. hahahahaha 


5. Por Fora – Spam mais uma vez... e sempre!

A lista WebMKT ainda tem alguns probleminhas para criar sua própria identidade. Mas nesta semana alguns participantes como Evandro, Murch e Athens me surpreenderam com um debate muito legal contra este spammer convicto, e sem “flames”:

email de um spammer -> Não vou negar, sou um SPAMER, envio SPAM para uma grande base de dados que tenho oferecendo os produtos da empresa que eu trabalho....
Mas afinal de contas porque tanto ódio do SPAM...isso é importante debatermos pois não passa de uma ideologia barata de alguns internautas e de pessoas que querem ganhar dinheiro com o marketing de permissão...........
Agora , melhor que o SPAM seria o MARKETING DE PERMISSÃO, onde as pessoas autorizam para receberem diversos tipos de email e ganham por isso. ..................
Sabem quem é o cara que mais odeia o SPAM? É o dono de uma empresa de marketing de permissão pois ao pedir um orçamento a eles me passaram o preço de R$ 0,50 por email que é um puta absurdo pois eu teria que gastar R$ 5.000 para enviar o mesmo numero de email que eu enviei por 40 reais.
Gostaria que vocês vissem o outro lado pratico da vida do SPAM e não ficassem somente na ideologia, pois acabar, o SPAM não vai então estejam abertos a tirar o máximo de proveito dele enquanto ele existir.

Murch-> Gasto o meu tempo. Tempo que não tenho, e mesmo que
tivesse, não gostaria de gastar lendo propagandas ou coisas que não solicitei.. Poxa.. EU pago o meu provedor.. Eu pago a minha caixa postal... Não vce, spamer.... vce não tem o direito de me mandar o que não pedi... certo ?

Evandro -> garanto que vc teria muito, mais muito, mais retorno se vc tivesse investido no mkt de permissão e o q é melhor teria uma equipe de profissionais te auxiliando mensurando o seu retorno etc..., portanto não vejo lado positivo em spam

Athens -> o problema de comprar uma lista destas é que vc atua como uma metralhadora giratória. Até quem não precisa acaba sendo alvo do tiro. O fato é, do número de visitas, quem realmente entrou em seu site com potencial para consumir o produto ou serviço que vc estava oferecendo?


6. Escovando os Mercados - Tudo pode ser uma Farsa

A Internet é tão maluca.... Existe espaço para divulgação de coisas estranhas, extravagantes, e as vezes idiotas. Mas isto não tem a ver com marketing viral, nem com marketing propriamente dito. É apenas um tipo de expressão digital. Os mercados estão mostrando o que estão querendo. E não são produtos nas prateleiras. As pessoas estão cansadas de ser alvo na guerra de marketing. E nós marketeiros ficamos perplexos, e queremos olhar estes fenômenos como mais uma oportunidade de negócios. Pense diferente... esta é a melhor maneira de ser “viral”.

Eu acredito que a reputação é a única característica que se sobressai nestes tempos de Internet. Pois somos consumidores e homens de negócios ao mesmo tempo. Nossas ações agora tem memória. Não seja bobo, não envie spam... seja legal, ou você estará exposto ao anti marketing viral. Esta é a realidades, meus caros amigos!!! Os mercados estão mudando nosso comportamento.

A Internet ainda é lugar para amadores. Pessoas que amam seus trabalhos hiperlinkados. No entanto, para manter este amor, precisamos criar um meio ambiente ético, um novo bom senso. Eu acredito que a tríade: reputação, amor, e ética são os pontos nevrálgicos da Web.

Os mercados são conversações, e as pessoas estão buscando por boas referencias para conversar. Existe uma enorme diferença entre o boca a boca, e a verdadeira voz. Os mercados não querem qualquer bosta. Queremos bosta de qualidade... hehehe

All Your Base Are Belong To Us é um excelente exemplo. Uma paródia de um game explodiu os mercados. AYB é muito mais do que um vídeo em Flash. É uma intervenção nas entranhas dos valores da sociedade. Mostra que o conhecimento – a sociedade da informação – nos pertence. Make your time. Vivemos num mundo transformista. Tudo pode ser uma farsa


7. Convidado Hype


Um cavaleiro contra o "Big Brother"
Alex Lamikiz, editor de Bitniks entrevista com Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique
Estávamos acostumados a enfrentar um inimigo escabroso, porém agora teremos que enfrentar o "big brother", um poder que exerce um delicioso despotismo graças à publicidade.
http://novae.inf.br/bitniks/ignacioramonet.htm


8. Biblioteca Binária

The Hacker Ethic
Pekka Hinamen

O Jargão dos Hackers define:

Hacker:

1. Acreditam que o compartilhamento de informações é um bem positivo e poderoso, e é um dever ético dos hacker dividir suas qualidades escrevendo software livre, e facilitando o acesso a informação e dos recursos sempre que possível..
2. Acreditam que “crackear” sistemas por brincadeira ou para exploração é eticamente OK, desde que este cracker não cometa nem um roubo, vandalismo, ou quebra de confidencialidade.
3. Um “expert” ou entusiasta de qualquer tipo. Pode ser um hacker astrônomo, por exemplo.
4. Alguém que enfrenta o desafio intelectual através da criatividade ou burlando as limitações.

Download o primeiro capitulo: The Hacker Work Ethic
http://www.hackerethic.org/chapter01.html

Leia também do autor

A Brief History of Computer Hackerism
http://www.hackerethic.org/writings/hackerhistory.shtml

The Academy and the Monastery
http://www.hackerethic.org/writings/academyandmonastery.shtml

9. ABSTRACT

The Internet is so weird.. there is place for awfull divulgation. But neither I call it viral marketing, nor marketing at all. It´s a kind of the web expression. The markets are showing us what they want. And it´s not products on shelves. People are tired to be the marketing war´s target. We marketeers look for each phenomenon as one more business opportunity. Think
different... that´s the way to be viral.

I do believe that reputation is the only characteristic that surpass the Internet time. Because we are consumer and businessmen at the same time. Our actions have memories. Don´t be fool.. don´t spam... act well.., or you
will be passive of anti viral marketing. That´s the reality, folks !! The markets are changing our behavement.

The Internet still the place for amateurs. People who loves their wired job. However to keep on loving this, we need to create an ethic enviroment, a new commun sense. I do believe that the triade: reputation, the amateurs
loving, and ethics are the Internet tipping point.

The markets are conversation, and the people are looking for good references to talk with. There is a very big difference between the insipid mouth to mouth, and a real voice. The markets are not looking for the simple bullshit. We are looking for very good bullshit... hehehe

All Your Base is a good example. A game parody blowing up the markets. AYB is much more than a very good video in flash. It´s an intervention inside the society values. It shows that the knowledge - the information society -
belongs to us. Make your time. We are living in a very transformist world. Everything could be a fake.


10. Auto Promoção Sem Vergonha

O Marketing Hacker está inaugurando o site da BeClue MKT – consultoria digital.
Uma empresa de consultoria voltada ao mundo digital... O que faz a Beclue?

Idéias e Conteúdo para Web sites

Cultura Web Empresarial - artigos explanativos e estórias que expressam a web cultura.

Workshops para explicar o dinâmismo da Web, as tendências, e como conversar com seus clientes.

Apresentação para tua empresa sintonizada nas novas tendências para ajudar a posicionar a empresa frente ao público em geral.

Palestra inesquecível de Hernani Dimantas de como a Web está modificando as estruturas impostas pela Revolução Industrial

visite: www.marketinghacker.com.br/beclue/beclue.htm

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Aceitamos sugestões, embora criticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas.

Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de Advocacia, e por uma assessoria de imprensa inescrupulosa. Quaisquer infortúnios serão prontamente respondidos judicialmente.
E utilizaremos a midia para dizimar os agressores.

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