janeiro 30, 2001

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MARKETING HACKER

uma e-zine para revolucionários
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Newsletter 003/2001
Janeiro, 30, 2001
Editor: Hernani Dimantas (hernani@javali.com.br)
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Índice

1.Bola da Vez
2.Vozes da Internet
3.Enquete
4.Por Dentro
5.Por Fora
6.Escovando Mercados - Rompendo Expectativas
7.Biblioteca Binária
8.Auto Promoção Sem Vergonha
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1.Bola da Vez

Quem será a bola da vez? Empresários tem pavor desta possibilidade. Este medo faz sentido. Ninguém quer estar na boca do povo ao ser acusado de andar na contra mão na estrada digital. E este povo somos nós, que respiramos na rede, e lutamos pelos direitos adquiridos. Podemos esbravejar contra qualquer pseudo empresário que navega pelos bytes inadvertidamente.

Isto é fantástico. Mostra que os tempos estão mudando. As empresas começaram a perceber o sufoco do anti- marketing viral. Qualquer deslize, um spam dito inofensivo, coleta de emails disponíveis na web ou em listas, e estratégias de promoção infantis, podem virar de uma hora para outra uma dor de cabeça imensurável. E pronto, a tua empresa estará marcada para sempre. E não adianta reclamar. A melhor saída é pela direita.... desculpas sinceras serão sempre bem vindas.

O marketing hacker tem como objetivo exaurir este medo, e apresentar propostas que deixarão as empresas trabalhar com tranquilidade. O marketing deve ser humano. Deixe a cobiça e a manipulação de lado. Nossos consumidores tem o poder de falar o que eles bem quiserem das táticas empresarias. As empresas devem ter cuidado para dar a nós consumidores exatamente o que queremos receber. Bons produtos e serviços.

Gosto muito da idéia do Marketing de Permissão do Seth Godin. Muito embora, a palavra permissão tem diferentes contextos Pois qual seria exatamente a idéia de relação proposta pela empresa. A linha é tênue, e extrapolar, pisar um pouco além da faixa, pode levar a empresa para a lista negra. No "Unleashing the Ideavirus", Seth Godin não foi muito feliz ao apresentar as ferramentas para desenvolver as técnicas elaboradas no primeiro livro. Ele utiliza a expressão de "Promiscuous Sneezers", ou agentes oportunistas, para definir pessoas que através de uma boa remuneração vão disseminar o dito ideavirus. Estas idéias não tem nada de novas, muito pelo contrário, representam o medo, a cobiça e a manipulação. Continua encarando o marketing de forma tradicional, e revivendo seus mitos. Do ponto de vista do consumidor, qualquer aberração contraria, vai ser inoculada nos mercados com a própria voz. O anti- marketing viral funciona muito bem Porque se gostamos de algo falamos para alguns amigos. Mas se detestamos, o trombone torna se pequeno para tanto alarde.

Temos, então, que dar uma pausa para fazer analogias, e se colocar no lugar do usuário. Aliás, na Internet navegamos concomitantemente nas duas pontas, ora somos empresários, e ora somos usuários. Volta a fita, play it again... o filme já não é mais o mesmo. O marketing tradicional, mesmo contando com todas as artimanhas conhecidas, esqueceu de olhar no fundo da paisagem, e ver uma horda de consumidores atravessando a fronteira virtual. Montados em computadores pangarés, eles estão chegando numa velocidade absurda. E agora, como colocar esta nova variável no marketing mix das nossas empresas. Desligue tudo.... Black Out total na memória bitolada dos empreendedores. Vamos recomeçar a filmagem....mas chame seus consumidores para deixarem de ser figurante, e participarem da condução da tua empresa. Não tenha medo, nem pavor, tampouco paura... deixe os mercados falarem.


2. Vozes da Internet

V I - E, finalmente, o mais grave de todos os pecados: as empresas pontocom antes de serem projetadas em um Plano de Negócio não foram pensadas de forma estratégica, não se discutiu o estabelecimento de sua missão, a sua visão de negócio e principalmente não fizeram a avaliação do ambiente interno (pontos fracos e pontos fortes) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) que resultaria na POSTURA STRATÉGICA da empresa, do projeto. Enfim ignoraram os fundamentos da Administração de Negócios, cuja melhor ferramenta é o "Processo de Gestão Estratégica" configurada no exercício do Planejamento Estratégico.

Comentário da MH - Well...well...será que foi pela falta de planejamento estratégico que as pontocom quebraram, e estão quebrando....acho que o mercado esta cheio de executivos que conhecem o riscado....
Mas estes executivos, inclusive o autor deste paragrafo, desconhecem o Poder dos Mercados.

V I- I) Se for enviado pelo correio seria um Marketing direcionado?
II) Via fone, um excelente telemarketing?

III)E via email, SPAM?

Comentário da MH - Mais uma breve discussão sobre SPAM. Deveríamos debater mais sobre este tema, pois está relacionado com o futuro dos negócios na rede. SPAM é barato, mas não funciona. PT saudaçoes



3. Enquete

O que é alguém que se diz um Especialista?

a. Arrogante
b. Insolente
c. Pretensioso
d. Todas as anteriores

4.Por dentro
New Horizons in Spam Appreciation
http://clickz.com/article/cz.3275.html
Dana Blankenhorn
Dana é editor da A-Clue (a-clue-join-request@list.audettemedia.com). É uma zine preocupada com as evidências da Internet. Ele escreve para o ClickZ, personalization.com, e outros sites. Vale a pena acompanhar o trabalho do Dana.



5. Por fora
Aos vencedores as batatas, e aos perdedores o acesso ao site do GuiaNet. Além deste pessoal ser pró SPAM, eles se acham no direito de defender uma prática equivocada. SPAM é suicidio de marketing.


6. Escovando Mercados - Rompendo expectativas

O que será da internet daqui a dez anos? A resposta poderá ser desalentadora. A Internet está entrando numa fase de rápida maturação. Novas tecnologias vem apenas facilitar os padrões já estabelecidos. Estamos na hora da verdade.

O ano 2000 foi muito elucidativo para quem acompanha o desenvolvimento da Web. Três processos foram definitivos para o futuro da rede. A Internet negou três vezes as nossas melhores expectativas.

Em primeiro lugar, nos meses de março e abril, a queda dos valores das ações na bolsa Nasdaq surtiram o mesmo efeito do que fogo num cinema lotado. Todos buscavam uma saída pela porta de emergência, mas o estouro da bolha não deixou válvulas de escape. O mercado teve que passar da infância à maturidade rapidamente, e viver sem dinheiro fácil.

A segunda queda foi mais intuitiva. Os investidores perceberam que o mercado não estava para peixes. As empresas pontocom não se mostravam apetitosas, e seus lucros estavam cada vez mais vermelhos. Fazendo uma analogia com o nosso cinema, os espectadores deixaram o filme acabar. Sites como a fuckedcompany.com, e similares tornaram- se os queridinhos dos internautas, mas ninguém queria ver o nome da sua empresa lá.

A terceira queda é atual. Esta no nosso dia- a- dia. Trata se da desaceleração das ortodoxias do final dos anos 90, que pregava a idéia que a Internet seria um meio de eterna transformação. As pessoas estão deixando o nosso cinema passo a passo. Se você não tomar cuidado estará sozinho quando as luzes acenderem.

A Internet está gradualmente se transformando em vários pedaços das nossas vidas, mas isto não esta acontecendo pela entrada das novas tecnologias. Apesar de declararmos que a Web está na fase embrionária, e temos muito para fazer, podemos notar que há uma certa padronização. Os WAPs, a banda larga, e tecnologia de streaming estão abrindo novas frentes, mas de maneira complementar aos padrões já definidos, como o email, HTML, documentos, base de dados, e commerce, etc...

Acredito que estejamos vivendo uma ruptura nos conteúdos metafísicos, e a transformação que estamos vendo esta sendo mais filosófica do que tecnológica. David Weinberger define a Web como uma " porção de pequenos pedaços ligados aleatoriamente. Como se fosse um quebra cabeças sem terminar - um pouco de céu aqui, uma plantinha acolá, e um pedaço de gente perdido entre outras peças, formando uma parte de uma parte maior. São estórias falando de estórias, fonte das conversações. Estórias sobre como a conversação tornam- se o substrato do comércio, e como outras vezes, o comércio serve de base para as conversações."

O poder real da Internet nos próximos anos virá pela penetração gradual destes conceitos no cotidiano das pessoas, em como administrar idéias, bens e serviços. Não virá através das novas tecnologias, esta idéia caiu no buraco.

7.Biblioteca Binária

Underground
Suelette Dreyfus
http://www.underground-book.com
O livro narra a história de vários hackers australianos que aprontaram, e muito, na "aurora" da Internet. (indicaçao de Roberto Cury Jr.)

8. Auto Promoção Sem Vergonha

Estou disponível para consultoria para um número limitado de clientes (não gosto de trabalhar demais), sempre elocubrando idéias inovadoras de Marketing Hacker. "Somos Especialistas"

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