março 16, 2001

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MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.blogspot.com

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uma e-zine e-revolucionária

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Newsletter 008/2001
Março, 15, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@javali.com.br)
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Índice

1.Parangolé
2.Conexão Biônica
3.Vozes da Internet -Speedy Again
4.Por Dentro - Cardoso On Line
5.Por Fora - Speedy Again
6.Escovando Mercados
7.Convidado Hype - Só as Mães são Felizes
8.Biblioteca Binária - The Magic Cauldron
9.Auto Promoção Sem Vergonha
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Devido ao grande número de assinantes internacionais, o Marketing Hacker inaugura a seção de ABSTRACT

ABSTRACT

1.Parangolé means conversation. I use to talk about facts relative to Internet business. This issue makes reference to the broadband Telefonica?s Speedy service and advertisetment. They are supplying us a very bad service, instalation scheduling gap, and no ethics ad.
2.Conexão Biônica - Bionic Conexion - It is all about the Internet impact on the business enviroment, the adaptation to technology, and how the civil society might organise itself.
3.Vozes da Internet - Internet Voices - Luís Carlos Nepomuceno has measured the reply time from some services offered by the Web
4.Por Dentro - Inside - I introduce the Cardoso On Line - a very messy, rude and rough fanzine written by the Porto Alegre?s crazy students . Very good human talking... and, I believe, an well successed business.
5.Por Fora - Outside - We are treating the speedy again. I have denunced the Telefonica to CONAR - The ethics in advertisement organization, and their bloody response.
6.Escovando os Mercados - Brushing the Markets - it?s an allusion to brushing the chips (or better scratching a developer's personal itch), an hacker way to deal with the programming difficulties. In this issue we show the one man (Longhini) given vent to the lack of interest to his site from the list group, or when tough confession becomes personnal marketing.
7.Convidado Hype - An article from an articulist who shares some of the Marketing Hacker philosophy.
8.Livraria Binaria - Binary bookstore - a reference about a book, ebook, or an important article. In this issue we offer the Magic Cauldron, from Eric Raymond (chapter 5 of The Cathedral and the Bazaar, Oreilly books)
9.Ashamed self promotion - the real bullshit - hahahah



1.Parangolé


Alguém esta na fila aguardando a instalação do speedy. Eu estou!. Infelizmente as empresas continuam nos tratando como alunos do jardim da infância. São uns inescrupulosos.

Primeiramente, a propaganda é enganosa. Avise o Conar !!! Eles prometeram aos cadastrados em dezembro um período até março de gratuidade. Eu continuo esperando a instalação. Cadê a responsabilidade.

Na verdade, eu me cadastrei em Julho de 2000. É lógico que meu cadastro sumiu. Os atendentes nem querem saber. Dizem que a central, embora esteja devidamente preparada, apresenta uma indisponibilidade temporária. Mas será que desde julho não houve nenhuma instalação? Ou será que me passaram a perna? E muita gente correu para o início da fila.

Assim, a Telefónica espera conseguir dar credibilidade a sua empresa. Com um tremendo descaso aos usuários e contribuintes. Imagine quanto eu pago de telefone... Eu fico conectado mais que 6 horas por dia!!!

O que me irrita é o descaso dos atendentes. Você só tem um número para ligar, e um atendente de cabeça de geleca que responde tudo que o seu programinha de CRM coloca na telinha. Sabe quem eu sou... Tem meus dados, mas esta cumprindo um papel de burocrata de Estatal. Quero falar com o supervisor, gerente, diretor... quero falar com seus advogados, e avisar que os usuários descontentes poderiam mover um processo.

Nada... estão todos escondidos atrás do firewall corporativo, e pensando que aquele idiota que esta esperando na linha (pois é isto que estou fazendo enquanto escrevo este texto) não vale nada. A menina Carla Fabiana deve estar lixando suas unhas compridas, e balançando os cabelos para chamar a atenção de algum colega, pois trabalhar não é com ela. E a supervisora Márcia Souto, pela qual aguardo por mais de 50 minutos, deve ter colocado o telefone na espera enquanto finge resolver problemas insolúveis. Tenham dó.. e vão todos a m&#da!!!

E parece uma sina. Justamente comigo que reclamo, e que acredito que a tendência de marketing corre para outro lado. Queremos transparência e participação. Será que não tem mais ninguém para responder minhas perguntas? Será que tenho que ameaçar invadir os sistemas da Telefónica? Chamar meus colegas crackers para um ataque suicida contra a Telefónica metropolitana.. hahaha.. Até que eles merecem. Fora do ar, you bastards!

Parece que as minhas reclamações vão ter que ir além desta chamada telefônica. Ninguém atende. Uma musica de fundo toca. Minha conta aumenta. Sou eu quem pago para ser escorraçado pela ineficiência. Cadê a Anatel, a Abranet... e meus amigos usuários.

Muita gente tem sentido esta mesma aporrinhação. E muita gente gostaria de dar um troco nestes insensíveis executivos. A Internet facilita a nossa vingança. Sempre poderemos nos unir, e criar uma armada contra imbecis. Usuários uni- vos, pois a nossa voz está de volta.

Estou na espera... musiquinha tocando.. vou ligar outra vez!!

PS. O atendente Tiago Calixto desligou o telefone na minha cara... só porque chamei o guri de mentiroso... Aliás, a empresa é quem é mentirosa.


2.Conexão Biônica

A Internet aconteceu. Ninguém esperava uma mudança tão significativa. É surpreendente a dificuldade que temos para lidar com estas mudanças. Ficamos perplexos face a uma nova realidade.

No entanto, a diferença causa curiosidade. O ser humano tem índole de explorador. Enfrenta o desconhecido. E sai em busca de uma adaptação. Muitas vezes dolorosa. Outras, apenas uma sutil apara de arestas.

A vida demanda mudanças. Queremos conforto. Carros mais equipados, telefones celulares, e computadores capazes de conexão com todo o conhecimento da humanidade.

Isto não é pouco. Pelo contrário, é a amplificação do nosso cérebro biológico para uma concepção biônica. A Internet facilita a transferência do conhecimento, e faz do homem um ser mais adaptável ao futuro.

As novas tecnologias estão atingindo os mercados a uma velocidade fabulosa. Na verdade, a diferença entre evolução e revolução é uma pura questão de ponto de vista. Mas a aceleração vertiginosa de todo este processo evolutivo faz nos sentir no meio de uma revolução. O mais enervante é que esta revolução esta totalmente sem direção. Ninguém sabe o que vai acontecer. Analisamos tendências, mercados e idéias, mas estamos todos metaforicamente perdidos. O desenvolvimento da indústria de computadores e da comunicação tem surpreendido até os empresários envolvidos nestes negócios.

Somos co- participantes desta parafernália digital, usuários destas extravagâncias, e temos que assumir que o desconhecimento tecnológico não nos exclue deste mundo. Muito pelo contrário, nós, usuários, somos a chave deste processo. Sem medo, podemos repercutir o conhecimento.

Quanto mais dependemos do computador para facilitar o nosso cotidiano, mais nos envolvemos com os programinhas. Podemos passar horas trabalhando, e procurando desvendar os segredos desta máquina.

Não se trata de amor a primeira vista. É a necessidade. Temos que acompanhar os compassos da nova dança. E quem não tiver boa vontade, vai ficar de fora. A Internet chegou para ficar. Está abrindo novas fronteiras que estamos sendo obrigados a explorar.

Nosso mundo esta mudando. Ou já mudou. A verdade é que estamos sendo testados pela nova economia. Será que vamos sobreviver as artimanhas tecnológicas neste milênio? Provavelmente, mas temos que tomar alguns cuidados para não deixar prevalecer os interesses dos poderosos em detrimento do indivíduo.

Privacidade é fundamental. Tão importante que vem sendo considerada um dos maiores debates da era virtual. Temos dados pouca atenção a este tema. Talvez pela desorganização social, ou pelo desinteresse na abordagem de assuntos polêmicos. A armadilha tecnológica aproveita o desconhecimento para ocupar os espaços livres. Isto não deve acontecer, mas para contrariar estes abusos, temos que assumir a auto defesa. A sociedade civil tem que mostrar a sua força.

Esta é a tendência. Mas não vamos nos animar demais. Ninguém vai trabalhar em prol da sociedade, a não ser ela mesma. A sociedade civil pode cobrar posições políticas, defender os interesses dos usuários, e soltar as amarras que nos prendeu a uma sociedade organizada de cima para baixo. Podemos exigir o contrário. Na Internet, o ser humano tem a chance de desmontar hierarquias. Temos que aproveitar as oportunidades desta nova era para alcançar a plenitude. As ferramentas estão nas mãos. Só falta saber usar.



3.Vozes da Internet

O irmão do Nepomuceno, que também é Nepomuceno (Luiz Carlos), mora na França, e encaminhou ao Marketing Hacker este maravilhosa enquete sobre "Respostas a Consultas na Web"

La vai:

"Na semana passada , enviei consultas a Telemar sobre a venda do meu telefone em Vitoria , a Receita Federal para saber se deveria declarar em 2001 e a Varig sobre a alteração do meu endereço . O resultado da enquete foi :

a. A Telemar , que no seu site diz que responde em 05 dias até agora nada e isto foi a mais de 10 dias !

b. A Receita , não estipula data e por isto não esta atrasada por não
ter respondido ainda (também mais de 10 dias)!

c. Na Varig , a resposta veio a jato em questão de minutos !

Este assunto daria um ótimo bate papo : Porque as empresas colocam serviços na Internet que não são capazes de executá-los?"


Valeu Luís Carlos... isto prova que o serviço de atendimento aos clientes está totalmente desvinculado do Marketing. Imagine se o departamento de marketing tivesse uma relação mais efetiva com seus clientes, e pudessem deixar a arrogância de lado, e simplesmente ouvir o que nós consumidores temos para dizer. Muitas soluções apareceriam num passe de mágica....


4.Por Dentro- Cardoso On Line


Muita besteira desfila por 70 kb de papel digital. Esta é a força do Cardoso On Line http://www.cardosonline.com.br - A e- zine de uns moleques que está criando uma história neste mar de lama. Eles estão mostrando a força da Internet.

André Czarnobai, Guilherme Caon, Clarah Averbuck, Daniel Galera, Hermano Freitas, Daniel Pellizzari, Guilherme Pilla, Marcelo Träsel são o staff principal. Eles tem opinião. Falam de sexo, drogas e Rock and Roll. Enrolam as palavras com genialidade gutural. As vezes são prolixos, outras vezes ingenuamente preconceituosos e babacas, e outras vezes desfilam um humor Casseta & Planeta digital. Eles tem futuro. Ainda vão dar o que falar.

Buscamos um novo conceito de e-business. Uma lojinha virtual. Mais um projeto de um portal. Mas podemos perceber através da experiência do Cardoso On Line é que negócios podem ser feitos com criatividade. Os mercados são conversações, e quem domina a palavra com opinião entra pelo atalho. O COL é a novidade. Mas além de toda a brincadeira, eles fazem business. E business que está dando certo.



5.Por Fora- Speedy Again

Enviei um email para o CONAR reclamando da propaganda enganosa da Telefónica. Acredito que muitos usuários estão de saco cheio dos mal tratos desta empresa. Quem quiser reclamar envie um email para conar@conar.org.br. Pelo menos receberão um email igualzinho a este....

Subject: Re: Reclamações
Date: Mon, 12 Mar 2001 08:31:09 \0300
From: "Conar" To:
O Conar agradece o seu contato. Suas considerações/ sugestões/ dúvidas serão analisadas por nossa equipe. Caso sua reclamação motive a abertura de um processo ético a respeito de anúncio/ campanha, V.Sa. será oportunamente comunicado(a) da decisão.

Conar
Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.

"Ética na prática". Visite nosso site www.conar.org.br


Oppps, recebi uma outra resposta

Subject: Re: Reclamações
Date: Mon, 12 Mar 2001 17:18:30 \0300
From: "Conar" To: References: 1 , 2

Prezado Senhor.

Em reposta à mensagem enviada, com a queixa de que a Telefónica não cumpre o que promete no anúncio do Produto Speedy, cumpre informar que a representação nº 129/00, cujo objeto abrange a apuração de queixas na mesma linha da sua, foi submetida a apreciação do Conselho de Ética do Conar, que entendeu que o material em questão não é enganoso.

Atenciosamente

Juliana N. Albuquerque
Auxiliar Jurídico

Será que eu estou ficando louco? Ou será que este pessoal tem um conceito diferente de ética na Propaganda (como se isto fosse possível)?... Eu gostaria de receber o processo (já solicitado), e ver quem assina pelo Conselho de Ética do Conar. Vou aguardar... hahaha


6.Escovando os Mercados


Meu colega Longhini http://www.sorria.com.br fez um desabafo indignado na lista widebiz http://www.widebiz.com.br - escreveu:

Mas percebi que esta lista é classista e não dará chance a alguém que pôr uma brincadeira fez uma página na Internet e hoje está entre os dez mais.

Porque será????

Qual seria o motivo de tentar parcerias nesta lista e nunca ter
conseguido???

MH - Estas coisas acontecem Longhini, mas neste desabafo você liberou tua adrenalina virtual, e com a tua própria voz mostrou o teu trabalho (não precisava se estressar tanto!!!), e fez este furor virar marketing.

Longhini respondeu para a lista após vários emails de apoio, desculpas... e disse:

Hernani você é o que teve mais razão de todos ... o desabafo é o melhor Marketing... Só agora percebo (19 email's).

É isso aí... pode sorrir... Longhini... mas pare com esta estória de ser complacente com SPAM.. ou senão vou acabar com teu sorriso... hehehe



7.Convidado Hype

"Só as mães são felizes"
Gislene Bosnich
Por que os homens são estes seres que conhecemos? Por que nos foi imposto que temos na figura deles um inimigo perpétuo ? Por que bundas fazem mais sucesso que a inteligência ? Por que não podemos ser inteligentes e gostosas?
http://www.nova-e.inf.br/mulherescom.htm

8.Biblioteca Binária

Magic Cauldron
Eric Raymond
http://www.oreilly.com/catalog/cathbaz/chapter/ch05.html

Na mitologia do Pais de Gales, a Deusa Ceridwen tinha um grande caldeirão que através da mágica poderia produzir alimentos nutritivos-- quando comandado pelo feitiço conhecido apenas pela Deusa. Na ciência moderna, Buckminster Fuller trouxe o conceito da "efemeralização". A tecnologia tornou- se mais eficaz e mais barata, e os recursos físicos investidos nos projetos são substituídos por mais e mais informação. Arthur C. Clarke conectou as duas idéias. Observando " que toda a tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica ".

Para muitas pessoas o sucesso da comunidade open source (comunidade dos códigos livres) parece uma forma implausível de mágica. Software de alta qualidade, livre, que é bom enquanto durar!!, mas difícil de se sustentar num mundo real competitivo e de recursos escassos... Qual é o negócio? Seria o calderão da Ceridwen um truque de mágica? Ou, como o efemeralização trabalharia neste contexto -- Qual é o encanto das palavras da Deusa? É indistinguível da mágica....

9.Auto Promoção Sem Vergonha

O Marketing Hacker continua disponível para consultoria para um número limitado de clientes. Marketing Hacker avisa: Favor manter se em fila indiana... ou não vou conversar com ninguém!!!
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Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão prontamente respondidos judicialmente.