março 07, 2001

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MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.blogspot.com

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uma e-zine e-revolucionária

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Newsletter 007/2001
Março, 06, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@javali.com.br)
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Índice

1.Parangolé
2.Falta Personalidade
3.Vozes da Internet - SPAM com nova embalagem
4.Por Dentro
5.Por Fora
6.Escovando Mercados - Ressaca de Carnaval
7.Convidado Hype - O Banquete de DotComGuy
8.Biblioteca Binária - Out of Shadows
9.Auto Promoção Sem Vergonha
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1.Parangolé

Meus Colaboradores,

É estranho enviar uma carta para muitas pessoas. Eu, particularmente, não gosto da solução personificada. Acho muito invasivo qualquer empresa de marketing direto me chamar pelo primeiro nome. Pior quando meu primeiro nome aparece com uma grafia diferente da usual. Resolvi, então, me dirigir aos meus colaboradores.

Não é a toa. Colaboração é a lição de casa de todo internauta. Quem não colabora se estrumbica. Virou bom senso coletivo. Conversamos nas listas, e numa catarse anárquica, tornamo- nos tão amigos a ponto de participar do desenvolvimento do projeto alheio como se fosse próprio.

Na Internet tudo é novo. Nova Economia, novo bom senso, novas idéias... e é tão estranho como aceitamos estas novidades sem muito questionamento. Estamos rompendo barreiras que jamais havíamos pensado.

Escrevi sobre isto para o David Weinberger, que comentou na Joho - http://www.hyperorg.com/jan19-01.html

Hernani Dimantas writes about our article on common sense:

I do believe (you have asked for own observations) that the real society has been afraid to change its concepts. The society status quo is in the real word an untouchable paradigm. But on the web we look for and breathe revolution, and we are in an hurry for everything changing. ...
The virtual society is accepting all common senses that you described without any *deep question*. That's incredible 'cause it's blowing up the old ropeline in a very natural way. The revolution is common sense.

Yes, it is amazing how much weirdness we accept on the Web as if it were part of the natural order. In fact, that's more or less the topic of the book I'm working on. (More in future issues...)

Meu amigo Carlos Nepomuceno http://www.pontonet.com.br comentou sobre o Marketing Hacker, e disse que havia gostado do conceito (mais um "colaborador" para esta bem fadada e-zine). Mas como apresentar para as empresas? Que embora precisem de uma nova visão de mercado não vão compreender a sutileza do Marketing Hacker.

A Internet abre as portas. Aceitamos idéias diferentes, porque estamos vivendo uma estória diferente. Colaboramos com amigos virtuais, transcrevemos nossos mais profundos pensamentos nas listas, em sites, em chats, e em qualquer lugar que esteja pronto para receber tamanha diversidade de idéias. O Marketing Hacker está mostrando isso. O conceito foi criado pela Web, e estamos apenas surfando nesta onda. As portas estão escancaradas. Nem precisamos bater...



2.Falta Personalidade

Parece moderno. Mas é um modismo que a Internet está ressuscitando das cinzas. O CRM - Customer Relationship Management, da maneira que está sendo vendido, não passa de uma base de dados enfocada numa relação unilateral da empresa para o cliente. Este conceito está mais desatualizado do que fusca rodando pelas estradas brasileiras. Os clientes querem participar dos negócios.

Será que as empresas não vão entender que cliente da Web é o digníssimo senhor dos mares virtuais? Quem é navegador conhece este poder. E abrimos espaço para as nossas idéias, reclamações, e cobranças, batendo forte, e não deixando o mal retrucar. O usuário conhece os seus direitos, e sabe que sua voz alcança ouvidos interessados. As empresas tem que conviver com esta nova variável. Não dá mais para calar!!

Mas os Departamento de Marketing insistem em coletar todos os dados disponíveis sobre o cliente, misturar no liquidificador de bytes, e montar um perfil tangível que visa uma suposta melhor relação com a seu consumidor. Este fluxo unidirecional de conhecimento, onde as empresas acumulam todos os nossos dados e, em contrapartida, nos entopem de informações irrelevantes, não atendem a ambiguidade da relação cliente/ empresa. Este ranço egocêntrico afasta a empresa de um verdadeiro inter- relacionamento. Os consumidores querem mais... muito mais!! E as empresas vão ter que fazer das tripas coração para atender esta demanda.

O fluxo do conhecimento deve ser bidirecional. A empresa aprende com o consumidor, mas este também tem necessidade em trocar informações com as empresas. Ele quer conhecer o que acontece por trás do *firewall* corporativo, quem são seus interlocutores, os outros clientes. Querem conversar com as pessoas que compartilham com experiências parecidas. Enfim, o segredo acabou.

Do ponto de vista do Marketing online, não adianta montar uma base de clientes, e conhecer seus hábitos, se a conversação não estiver afiada. Na Amazon você compra livros que são indicados pelos próprios usuários através das sinopses, ou principalmente, através da filtragem colaborativa, que faz uma análise das pessoas que compraram este livro, e informa outros títulos também adquiridos por este conjunto de usuários (Customers who bought this book also bought:).

Este fenômeno da conversação nos mercados tem que ser melhor aproveitado pelos Departamentos de Marketing. Devemos abraçar o cliente como um co-colaborador. Esta é a aproximação da cultura Hacker, e que está produzindo surpresas, tais como Linux e Napster. Os clientes são muito mais numerosos, e conhecem as empresas melhor do que seus próprios executivos. Contudo as companhias continuam a derramar os recursos do marketing no ralo. Dizendo aos clientes no que eles devem acreditar. Eles só escutam tudo aquilo que os clientes sabem já. Assim não dá...

Cedo ou tarde alguém vai pagar por esta arrogância. E se a experiência for um bom guia, este alguém não será o cliente.


3.Vozes da Internet - SPAM com nova embalagem

Vejam só a nova embalagem:

Prezado amigo/a,
Se você gosta de aventura, romance, mistério, ação e suspense, acesse o site: http://www.xxxxxxxx.com.br (nota: não faço propaganda de spammer)
e faça o download, grátis, do mais recente lançamento do escritor Sxxxx
Pxxxx. O romance policial X XXXX XX XXXXXXX.
O escritor agradeceria a sua opinião sobre o site e as obras.
Obrigado.

Aih...aih...aih... Agora SPAM vem acompanhado de prêmios.. isto cheira mal... E muita gente está achando uma nova forma de fazer propaganda. Divulgar qualquer baboseira através da utilizaçao de uma base de dados sem autorizaçao expressa do destintário é uma afronta aos bons costumes do Marketing Hacker.

Imagine que o SPAM venha acompanhado por um desconto banal... muita gente iria adorar receber algum tipo de bonificaçao. Mas não deixa de ser SPAM. Para quem gosta destas bobagens há listas de opt- in, onde se pode autorizar o envio de email para estes fins.

Isto não é fórmula. É SPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMMMMM


4.Por Dentro

Na véspera do Dia Internacional da Mulher - O Marketing Hacker selecionou alguns artigos das MULHERS que estão arrasando na Internet Brasileira!!

Rose de Melo Rocha -Nem lama nem caos
http://www.nova-e.inf.br/rosedemelo/nemlamanemcaos.htm

Angela Bittencourt Brasil - Meu querido "locatário"
http://www.nova-e.inf.br/pensadores/provedores.html

Rosa Alegria - O milênio mulher
http://www.nova-e.inf.br/pensadores/mulhernovomilenio.htm


Sônia Grisolia - O Baby já tem barba e bigode
http://www.widebiz.com.br/gente/sonia/baby.html


Gislene Bosnich - O impossível acasalamento
http://www.nova-e.inf.br/gislene/capitalismo.htm

Quer mais? Visite http://www.nova-e.inf.br/mulherescom.htm

Nada mais para dizer... Elas falam por si... Thanks very much...


5.Por Fora

O Marketing Hacker progrediu... da última vez forma enviadas apenas duas cópias... estamos melhorando!!!


6.Escovando os Mercados - Ressaca de Carnaval


Eu adoro viajar. Mas odeio feriados prolongados. Malas no carro, trânsito, pé na tábua, e vamos embora... para a felicidade das crianças, alegria da esposa, e minha vida dividida entre o digital e o real. Isto é doença de Interneteiro!!!

Mas tem algum fundamento. Passo muitas horas por dia conectado à Web. Faço minhas pesquisas, leio artigos, e falo com muitas pessoas. É um fluxo incessante de inter- relacionamento. Não será um mero feriado, uma festa de origem pagã que deixará meu espirito longe desta conexão.

Voltei relaxado. Carnaval com crianças não é nenhum ziriguidum. Muita piscina, muita cerveja, muito papel para ler, e virtualidade para pensar. Li os artigos do David Weinberger. Uma porrada de filosofia digital que espero trazer para o Marketing Hacker. Também li um artigo do Alan Mitchell sobre Branding. Muito bom. Uma idéia revolucionária de marketing com foco nas Marcas. Estou indicando um outro artigo do Mitchell na Biblioteca Binária.

Mas o retorno a rede é uma ressaca. Milhares de email esperando a vez de entrarem no meu Netscape. E além do saco de baixar toda esta papelada digital, tive que passar meus olhos por toda esta documentação. Minha vista descansada pediu colírio, mas continuei minha incursão pelos bytes do Carnaval.

Bem, estamos todos por aí... o ano recém começou outra vez.. e já estávamos em tempo de arregaçar as mangas, e continuar a teclar.

7.Convidado Hype

O Banquete de DotComGuy
Manoel Fernandes Neto
Como DotComGuy, muitas empresas preferem ficar isoladas de todo e qualquer movimento chamado de novo. Qualquer debate que coloque em destaque suas crenças, às vezes, em desarmonia com uma nova ética do mercado.
http://www.nova-e.inf.br/mfn/dotcomguy.htm

8.Biblioteca Binária

Out of Shadows
Alan Mitchell, Freelance Journalist

Este material foi publicado pela primeira vez em 1999, numa ediçao triplamente especial do Journal Of Marketing Management - http://www.westburn.co.uk/ - sobre Brand Realitty. São apenas 18 páginas que valem a marca...

http://www.brandknowledge.com/NPAP3_A.HTM

9.Auto Promoção Sem Vergonha

O Marketing Hacker continua disponível para consultoria para um número limitado de clientes. Aceita- se encomendas para festas... ooopps
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Fale, minta, implore aos seus amigos para assinar esta newsletter. Diga que é fantástica, please... Não esqueça do meu email (mailto:hernani@javali.com.br)

Aceitamos sugestões, embora criticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas.

Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente.
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