fevereiro 06, 2001

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.blogspot.com

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
uma e-zine e-revolucionária

====================================================
Newsletter 004/2001
Fevereiro, 06, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@javali.com.br)
Para assinar:
mailto:marketinghacker-subscribe@topica.com
Para cancelar:
mailto:marketinghacker-unsubscribe@topica.com
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Índice

1.Um cara com ideia.com
2.Vozes da Internet- Fraude na UOL
3.Por Dentro
4.Por Fora
5.Escovando Mercados - Micro Computador Tupiniquim
6.Biblioteca Binária
7.Auto Promoção Sem Vergonha
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

1. Um cara com ideia.com

Estive na última quarta do empreendedor, promovido pelo http://www.sakuda.com. Um evento legal, ainda sem o glamour do First Tuesday, mas muito mais efetivo e agradável. O Sakuda convidou o CEO da http://www.ideia.com, Bob Wolheim para um bate papo. Eu achava que iria ser um porre. Pois em Happy Hour não cabe mais nada além de um chopp gelado nas mãos. Estava completamente enganado. A organização do evento foi impecável, e abriu espaço para as palavras do Bob Wolheim Não conhecia as idéias do Bob, e fiquei encostado no balcão durante a apresentação. Minha localização, por sorte, era boa, e pude ouvir um cara legal mostrar a sua visão sobre Internet.

O foco da palestra era o empreendedorismo. Não poderia ser diferente numa Quarta do Empreendedor. Bob trouxe uma apresentação no seu notebook, e projetou na tela. Eram perguntas, muitas perguntas sobre Internet, empreendedorismo, negócios, e principalmente tendências. Perguntas que eram respondidas com a simplicidade do Sim e do Não. Será que a Internet vai acabar? Resposta: Não. Os investimentos terminaram? Outro grande Não. Dá para ganhar dinheiro? Ufa: Sim. É lógico que, o Bob falou que o dinheiro fácil, e a mentira dos milionários.com haviam acabado. É hora de arregaçar as mangas, e trabalhar visando um projeto realista e com os pés no chão, e as mãos no teclado.

Bob fez um paralelo entre a sobrevivência das empresas e a teoria de Charles Darwin. Os mais adaptados hão de sobreviver, enquanto as empresas que estão brincando devem desaparecer sob o efeito da seleção natural. Gosto muito da aproximação da administração com a biologia. Talvez seja fruto do meu passado como agrônomo. Mas fiquei realmente empolgado com a lucidez do Bob.

Ele, ainda, falou que os investimentos não acabaram. Como é comum pensar. Tanto a sua empresa, como outras que atuam no mesmo segmento, continuam a analisar e alavancar projetos. O mundo não parou sob o efeito Nasdaq. Simplesmente, o roteiro recebeu outro tratamento. Bons projetos, e boas idéias terão sempre espaço na cabeça do investidor. Cabe aos empreendedores entenderem a mensagem, e deixar de acreditar que sua idéia é a melhor, a mais interessante, a mais bonita. Tem que cair na real. e entender o que os mercados estão querendo. Boas idéias serão sempre boas idéias. Bob ressalta que a sua empresa prefere projetos que caibam numa folha de papel. Sem muito enchimento de linguiça destes Business Plan. Numa folha, o bom empreendedor consegue mostrar a essência do negócio, e os caminhos a serem seguidos podem ser intercambiáveis. Ele prefere olhar no olho do empreendedor para entender o projeto. Esta aproximação é fantástica.

Isto me teletransporta para o Manifesto Cluetrain, onde ressalta que os mercados são conversações. Conheço alguns dos meus companheiros de Internet apenas virtualmente. O Roberto Cury, Raul Candeloro, Carlos Nepomuceno, Soninha Grisólia (e outros também importantes) são referências que confio, pois eles estão conversando com voz própria. Eu olho virtualmente nos seus olhos e consigo entender a essência dos seus projetos. Eles não precisam abrir seus planos de negócios para entender aonde eles podem chegar. Bons empreendedores não tem limites virtuais. São intuitivos.

Finalizando a apresentação, Bob falou da sua experiência na Internet. Como abandonou seu próprio negócio para acompanhar as estrepolias do Espuelas na StarMedia. Disse que este foi seu MBA, e passou a participar da vida digital não como um mero espectador. Ele foi mais fundo, e conviveu com toda a forma de desafios. Legal este Bob. Ele é um cara com ideia.com.


2. Vozes da Internet - Fraude na UOL

Recebi este email de uma amiga de codinome claudia saúde. Ela está consternada com a falta de ética do chat da UOL.

claudia para UOL- Gostaria de solicitar alguns esclarecimentos por parte dos senhores como assinante e cliente do UOL. Ontem, participei do bate-papo Sandy& Júnior e nos primeiros cinco minutos percebi que era uma grande fraude. Levantei os fatos, a partir do momento que as minhas perguntas não foram respondidas, estava com nick name cláudia saúde.
Fiquei muito irritada, quando recebi do selecionador Bate-papo UOL a seguinte mensagem: "As suas perguntas serão ignoradas, pois não fazem parte da pauta", uma frase desse tipo. A minha resposta foi imediata: Isso é liberdade de expressão? Então comecei com uma avalanche de questionamentos, e uma delas foi o meu alerta, que ficaria muito chato, se amanhã descobrissem que a Sandy e Júnior estavam em outro compromisso. E foi exatamente o que aconteceu. Recebi novamente a mesma mensagem.
A partir deste ocorrido iniciei uma discussão com outras pessoas, e estas concordaram com a possibilidade de estar se confirmando uma fraude.
Outro fato,entrei na TV UOL e não tinha nada.
Espero que o UOL tome a devida providência, pois podemos estar iniciando uma grande discussão de valores, ética e transparência.
Será que posso confiar em outros bate-papos? Qual é o critério? E os outros será que foi verdade? Acho que o pessoal do Cluetrain Manifesto tem razão: "Internet são só conversas"

UOL para claudia-Estamos cientes deste caso e estamos tomando todas as medidas judiciais cabíveis para punir os impostores e principalmente usar este episódio para melhorar os sistemas de produção do bate-papo, de modo a impedir que nova fraude seja cometida.
Contamos com sua compreensão.

Não sei o que a claudia saúde estava fazendo no chat com os impostores do Sandy & Junior (eu nem aguentaria os originais). Mas a resposta da UOL está apenas lavando as mãos com agua, sabão e descaso. Será que eles acham que não tem responsabilidade pela fraude? A claudia saúde merece uma resposta mais elucidativa. Vamos aguardar para ver até onde a UOL vai neste caso....
PS. A Internet não são só conversas. Os mercados são conversações, e graças a esta tese é que estamos disseminando boas e más informações. O Manifesto Cluetrain disseca o mundo dos negócios, e apresenta uma solução revolucionária.

Leia mais em http://www.widebiz.com.br/gente/hernani/cluetrain.html


3. Por Dentro

Quer reclamar de alguém ou de alguma empresa? Não sabe
escolher as palavras para expressar a sua raiva? Pois então, o seu
problema acabou. Basta ir até
http://www-csag.cs.uiuc.edu/individual/pakin/complaint e selecionar
que tipo de insulto, e contra quem. O computador faz o resto.
Excelente site para relaxar deixando o computador desabafar para
você. Os insultos são gerados em inglês mas são hilariantes.
Bastante relaxante.

Abaixo segue um exemplo com um nome qualquer... "ABKnet"

My complaint about ABKnet

I wanted to respond to ABKnet earlier, but I was so busy, I simply did not have the time. Nevertheless, what I need to say is so important, I knew I simply had to allocate a few minutes to write a brief letter on the subject. To plunge right into it, I have a tendency to report the more sensational things that ABKnet is up to, the more shocking things, things like how it wants to make its modes of thought a key dynamic in modern obscurantism by viscerally defining "plethysmographically" through the experience of jaded
factionalism. And I realize the difficulty that the average person has in coming to grips with that, but the antiheroism "debate" is not a debate. It is a harangue, a politically motivated, brilliantly publicized, irascible attack on progressive ideas. Isn't it true that ABKnet has failed entirely to grasp the essence of my criticisms of it? If that's not true, tell me why not. ABKnet's expositions are designed to toy with our opinions. And they're working; they're having the desired effect.

ABKnet says that its mistakes are always someone else's fault. Yet it also wants to create a climate of intimidation. Am I the only one who sees the irony there? I ask, because it can't possibly believe that there's no difference between normal people like you and me and sniffish riffraff. It's stupid, but it's not that stupid. ABKnet argues that I am lame-brained for wanting to protect innocent, little children from ethically bankrupt dorks like it. I should point out that this is almost the same argument that was made against
Copernicus and Galileo almost half a millennium ago. It may seem obvious, but it seems that no one else is telling you that there is no compelling moral or economic reason why ABKnet should dismantle the family unit. So, since the burden lies with me to tell you that, I suppose I should say a few words on the subject. To begin with, even when ABKnet isn't lying, it's using facts, emphasizing facts, bearing down on facts, sliding off facts, quietly ignoring facts, and, above all, interpreting facts in a way that will enable it to lionize rude hostile boneheads. I would like to go on, but I do have to keep this letter short. So I'll wrap it up by saying that ABKnet's chums do not concern themselves much with the people around them.


4.Por Fora

O prêmio Por Fora desta semana foi dividido entre os críticos fervorosos do Fórum Social Mundial. A crítica dos neoliberais tachou como abuso do Estado do Rio Grande do Sul em promover um evento badernista, e acirrou o debate político. Voltamos a enfadonha estória entre os vencidos comunistas e os vencedores capitalistas, como se nesta história houvesse algum vencedor de verdade. Nem os comunistas eram comedores de crianças, nem os capitalistas totalmente responsáveis pelas mazelas da sociedade. O debate do Fórum foi muito além deste maniqueismo retrogrado. Preferia estar ouvindo detalhes sobre o Copyleft (um debate importante sobre o direito autoral, e da forma moderna de disponibilização ), do que sobre a destruição da soja trangênica.


5. Escovando Mercados - Micro Computador Tupiniquim

Já estava na hora desta gente bronzeada mostrar o seu valor. Das Minas Gerais veio a novidade. Um Micro Tupiniquim por R$ 500,00. Equipado de processador de 500 Mhz, 64 Mb de memória Ram, Modem, e sistema operacional Linux. Tudo isso para acessar a Internet.

Alguns acham que a síndrome do "MyWeb" poderá pegar de calças curtas os desavisados que comprarem uma geringonça sem Hard Disk. Outros acham que um computador sobre a plataforma Linux vai dar à Netscape a possibilidade de criar um novo monopólio. E os mais desavisados acreditam que a Microsoft é muito superior que uma plataforma desenvolvida por um bando de renegados românticos, não ameaçará a sua dominação monopolista.

A falta de Hard Disk não é tão problemática. A tendência será o armazenamento de arquivos pessoais nos servidores, e deixar os computadores livres para navegar. Isto já acontece nos serviços de webmail.

O netscape tem seus códigos abertos. A Corel (Corel Linux) esta empenhada
em soluções para Linux, a Sun (Através do StarOffice) está envolvida no movimento dos códigos abertos, assim como outros "Big Players" como a IBM, Compaq, Dell estão desenvolvendo soluções nesta plataforma. Eles não estão com uma visão romântica do mundo dos negócios.

Na verdade, eu acredito que esta seja uma ótima idéia. A democratização do acesso à Internet tem que se tornar realidade. De nada adianta investirmos uma quantidade enorme de dinheiro quando temos apenas um pequeno número de Internautas. Temos que pensar grande, e aumentar as possibilidades para nós brasileiros.

Quem acompanha a estória do Linux está achando este produto maravilhoso. O movimento Open Source (códigos abertos livres) vem crescendo rapidamente. Mais de 30 % dos servidores Web estão utilizando linux como plataforma. Se considerarmos um mercado onde 40% é UNIX,
cabe a microsoft os mesmos 30%. Isto significa que o Linux já tomou 50% do mercado da microsoft. Acho que não é uma mordidinha, mas uma abocanhada.

No entanto, o Linux tem uma trajetória diferente da do (r)Windows®. Enquanto o (r) Windows® foi desenvolvido para o consumidor final, e adaptado para o mercado corporativo, o Linux fez o caminho inverso, e agora está sendo direcionado ao Desktop.

Ainda falta bastante para o Linux assumir a maioridade no mercado de micros computadores pessoais. Falta que alguns programas de grande utilização desenvolvam softwares compatíveis. E principalmente, que o Linux se torne mais amigável para o usuário normal. Em resumo, o movimento Open Source está posicionando os canhões para partir ao ataque. Avante Linux.


6. Biblioteca Binária

COMMUNITY-BUILDING ON THE WEB
by Amy Jo Kim
http://www.naima.com/community/

Este livro trata de relacionamento. De comunidades que estão construindo byte a byte uma nova economia. È um verdadeiro manual para os criadores de comunidades. Amy Jo Kim tem experiência e perspectiva para ajudar nos a compreender de uma maneira simples as melhores praticas para a construção comunidades sustentáveis e de sucesso. É um livro para ler.

7. Auto Promoção Sem Vergonha

Estou disponível para consultoria para um número limitado de clientes, pois não são todos que tem paciência de me aguentar.

Fale, minta, implore aos seus amigos para assinar esta newsletter. Diga que é fantástica, please... Não esqueça do meu email (mailto:hernani@javali.com.br)

Aceitamos sugestões, embora criticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas.

Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente.