fevereiro 21, 2001

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.blogspot.com

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
uma e-zine e-revolucionária

====================================================
Newsletter 006/2001
Fevereiro, 21, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@javali.com.br)
Para assinar:
mailto:marketinghacker-subscribe@topica.com
Para cancelar:
mailto:marketinghacker-unsubscribe@topica.com
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Índice

1.As 10 variáveis do Marketing Hacker
2.Vozes da Internet- Pedofilia na Internet
3.Por Dentro
4.Por Fora
5.Escovando Mercados - Linux Forever
6.Vale a pena LER - Nem Lama nem Caos
7.Biblioteca Binária - Trial and Error: United States v. Microsoft
8.Auto Promoção Sem Vergonha
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

1. As 10 variáveis do Marketing Hacker

Recebi muitos email pedindo para explicitar o que vem a ser o Marketing Hacker. Falar de ética, amor e reputaçao é muita viagem para que os mercados entendam a força do Marketing Hacker. Ficou muito vago para meus leitores poderem definir uma estratégia de ação baseada numa filosofia de negócios diferente dos esqueminhas tradicionais. Resolvi elencar os pontos importantes para uma prática não usual.

1.Tire o foco do teu próprio umbigo. O egocentrismo dos empreendedores é um tiro pela culatra. Muitas vezes acreditamos que as nossas idéias e projetos são imprescindíveis, mas os usuários não pensam assim. Eles tem umbigos próprios, e normalmente pensam diferente do que gostaríamos. Tente elocubrar seus negócios do ponto de vista dos usuários. Deixe teus consumidores participarem das tuas ações. Não se feche, abra os olhos, e aguce teus ouvidos. Os mercados estão informando os caminhos.

2.Relaxe. Não adianta querer crescer rapidamente. A Internet, embora acelere as nossas vidas, não é mágica. E nenhum coelho vai sair da cartola. Todo projeto requer uma estratégia a longo prazo. É bom começar a pensar no futuro ao invés do imediato.

3.Tenha Bom Humor. Não significa que você deva ficar enviando piadas para todo mundo, e muito menos, deixar teu site como um papagaio português. O bom humor é uma ferramenta poderosa, pois alivia o stress do cotidiano digital.

4.Tenha opinião. Fale com a tua própria voz, e deixe que as tuas palavras floresçam através dos bytes. A voz é uma dádiva, e estamos conseguindo resgatar o seu poder. Use e abuse das conversações.

5.Não tenha medo. A Internet facilita a vida de pessoas corajosas. Seja destemido, e mostre a cara.

6.Seja curioso. A Web é o lugar certo para desenvolver pesquisas. Nem sempre temos saco para desbravar o desconhecido, mas na Era do Conhecimento, saber ser curioso "vale mais do que um bifinho".

7.Seja um sonhador. Quem não gosta de sonhar? Deixe aflorar os teus pensamentos mais profundos, e descubra como fazer o sonho se tornar virtualidade.

8.A Internet é mais do que um novo ambiente. É um novo mundo. Muito mais divertido do que qualquer outra experiência que já vivemos. Pois trata- se de uma convergência de muitas tecnologias. Então, não deixe este ambiente ficar sério demais... Divirta- se.

9.Não entre em pânico. Errar é humano. Aprenda com seu erros espontâneos, e não com receitas seguras e procedimentos cautelosamente analisados. Aliás, esta é a forma de aprendizado da tentativa e erro. Sempre há espaço para desculpas.

10.Converse mais. Lembre que os mercados são conversações.

O importante é seguir todos estas dicas concomitantemente. Temos que nos divertir e sonhar para liberar o nosso amadorismo. O amador ama o que faz, e assim transforma a angústia cotidiana em arte. Fazer o que gostamos é um ponto de partida para qualquer empreitada.

E conversar, abrindo nossa mente para ouvir as vozes dos mercados, e soltar o verbo.... Não deixe ninguém falar por você. A reputação deve ser construída individualmente.

Em resumo, estamos neste mundo para sermos humanos. Este é o truque, e assim, nos tornamos autênticos. Repita sempre: "Eu não sou uma empresa. Sou um ser humano"



2.Vozes da Internet - Pedofilia na Internet

Todo tipo de abuso e discriminação devem ser coibidos na Web.

No entanto, não deve ser usado como escudo por interesses contrários à privacidade. Filtrar o conteúdo de um servidor, ou o trafego dos email na rede é uma tarefa que pode ser manuseada indiscriminadamente. Veja o caso Carnivore e o FBI. http://www.epic.org/privacy/carnivore/

Acredito que a sociedade tem que cobrar das autoridades um maior rigor para crimes como pedofilia e racismo. Mas não utilizar de tecnologia de ação coletiva, onde todas as pessoas tem suas vidas escancaradas. Vale lembrar que todos são inocentes até prova ao contrário.

Nos EUA, o departamento de justiça está punindo os ISP nos casos de pedofilia. Leia a matéria na Wired - ISP Guilty in Child Porn Case http://www.wired.com/news/culture/0,1284,41878,00.html


............................................................................................

A pedofilia é uma violência contra a criança e o adolescente.
....Se pensarmos que as drogas, o álcool, a violência, a discriminação, o turismo sexual não tem jeito, daqui a pouco vamos ter que ficar dentro de casa presos e deixar a violência em liberdade.... Tem que apurar, julgar e prender os responsáveis. Só assim teremos um mundo melhor e mais justo.
Rosângela Silqueira Hickson Rios -Diretora de Tecnologia diretor@virtualschool.eti.br
www.virtualschool.eti.br
..................................................

E aí? Fica assim mesmo? Vocês acham que quem hospeda um site desse tipo tem que ser responsabilizado?
Não valeria um cuidado maior dessas empresas com o tipo de informação que estão hospedando? Acho que a imagem da «empresa que hospeda» mesmo negando que tenha envolvimento no caso fica ruim. Não acham?
Gisele - gisele@okibuxi.com.br

...................................................

As pessoas estão dando muita importância para a questão da pedofilia na
Internet. Parece que pedofilia é uma coisa nova! Estamos cansados de saber que no Brasil não existe um sistema eficiente de proteção a infância. Sabemos também que o sistema educacional é terrivelmente mal estruturado. O que podemos esperar das pessoas de um modo geral? A sociedade perdeu o conceito de moralidade e não tem referencial para apoiar suas atitudes. Com certeza em algum determinado momento você já viu um pai de família desejar uma menina que tinha idade para ser sua própria filha, não é? Vemos todos os dias nas novelas uma tremenda salada de relacionamentos, casamentos desfeitos e etc... isto tudo contribui para que os valores sejam invertidos, etc. Estamos nos aproximando do Carnaval e vc acredita que muitos turistas viram até aqui só pra ver a "manifestação folclórica"? impossível! não é à toa que o governo está preocupado com o turismo sexual. Quero dizer que existem muitas coisas mais importantes para se discutir. Ao invés de desperdiçar tempo com esta questão da pedofilia na internet.

É impossível controlar este tipo e coisa.

Fabio Carioca - fabiocarioca@ig.com.br

...........................................................................

Desperdiçar tempo ???
Pedofilia é nojento, repugnante, monstruoso !

... Mas é possível controlar este tipo de coisa, sim. Basta vontade política e união de forças.

O que não dá é pra não denunciar, não fazer nada, omitir. A imprensa tem mais é que divulgar. E que as autoridades apurem. E que todos denunciem, inclusive os provedores !



Comparar pedofilia com homossexualismo?

.....Não estamos falando de "simples"(?) preconceito, mudança de valores conforme o seguir dos anos.

Estamos falando de crime . E crime hediondo ! Pedofilia é bárbaro ! É abuso pra lá de bárbaro ! Não tem consentimento !
É exploração humana !

E que a indignação não me abandone jamais. Para que eu possa viver "espantada" todos os dias do novo milênio.

Isabel Machado
Assessora de Imprensa
vida@bignet.com.br

....................................................................

Quantos Sites tem a «empresa que hospeda» ? 50.000 ?

Imagine ter que olhar site por site, Todos os dias, Todas as Páginas, para garantir que não tem pedofilia...

Precisaria de pelo menos umas 500 pessoas (100 sites/dia por pessoa, talvez seja necessário mais, mas fiquemos nos 500)

...... concordo que a responsabilidade tem que ser de quem CRIA O SITE... a «empresa que hospeda» poderia fazer o que faz a Geocities, embora afirme que a responsabilidade é do Criador do Site, quando se descobre um site pornográfico (e lá não é só pedofilia, pornografia adulta também não é aceita) o site sai do AR imediatamente...

Acho que o que deveria ser feito é : No momento em que um site desse é descoberto, ao invés de retirar do ar, monitorar os acessos, e comunicar a polícia, ficaria muito mais fácil acabar com esse lixo Nojento da Internet...

Luiz E-dmundo CPW - Consultoria e Planejamento de WebBusiness
luizm@rocketmail.com


3.Por Dentro

A dica do Raul Candeloro http://www.vendamais.com.br para evitar o recebimento de SPAM é ótima. Basta perceber que os SPAMMERS sempre se valem de frases para descaracterizar o ato. É só filtrar. utilizando algumas palavras contidas nestas mensagens não solicitadas, e mandar tudo para o lixo. A saber:

" Seção 3 0 1, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S.1 6 1 8, Título Terceiro aprovado pelo "1 0 5 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este E-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido. Para ser removido de futuros correios, simplesmente responda indicando no Assunto: REMOVER. "

"ARE YOU AWARE THAT... each year, over 400 million trees are cut down in order to provide the paper for the "postal" bulk mail industry in the United States? By using e-mail instead, we can significantly reduce this unessary consumption as well as decrease the billions of tons of resulting waste material that clogs our landfills. SAVE THE TREES, SAVE THE PLANET, USE E-MAIL INSTEAD!"

"Don´t S P A M, it hurts"

Outras frases de efeito são utilizadas, tanto em português como em Inglês. Nenhuma empresa séria assina assim.....

* Filtre sempre o corpo da mensagem, e utilize algumas chaves contidas no texto. Propositadamente separei com espaço entre os números do Decreto S.1 6 1 8 ..... para enganar o filtro do Candeloro.



4.Por Fora

Estava pensando em retirar este Por Fora..... Não sou policial... sou do Marketing Hacker.... E ficar alertando o que está certo ou errado na rede não é tarefa para amadores...

O Marketing Hacker falhou... e na semana passada, esta e-zine foi triplicada. Desculpas... desculpas... mas todos os cadastrados foram vítimas de problemas do meu SMTP. Reclamei com o provedor, com a Topica, e comigo mesmo. Vou tentar acertar.



5.Escovando os Mercados: Linux Forever

Roberto Cury Jr./ colaboração de Hernani Dimantas

"If it's a hobby for us and a job for you,
then why are you doing such a shoddy job?"
-- Linus Torvalds to Microsoft


Os grandes desenvolvedores de softwares só se interessam em disponibilizar determinado programa para uma plataforma especifica, quando o número de usuários e empresas que a utilizam for expressivo. Se o Linux não fôsse uma alternativa interessante, não existiriam ações da Sun Microsystems, Dell, Compaq, Oracle, Electronic Arts e a própria Corel.

A Corel não se deu bem no universo Linux (pelo menos não até agora). O seu sistema operacional (Corel Linux) é baseado no Debian e não fez muito sucesso entre os "Linux Users" por não ser compatível, e não possuir uma serie de módulos e compiladores. Contudo o Linux Debian é um excelente distribuiçao, e terá muita estória para contar

Outro produto da Corel para Linux: o Photo-Paint para Linux é uma farsa. Ele utiliza o WINE (um interpretador de APIs do windows - um emulador mais leve) para carregar o Photo-Paint do Windows no Linux. Como um produto pode fazer sucesso em uma plataforma que possui todos os recursos para uma versão 100% nativa e usa uma "gambiarra" para funcionar?

Mas por que as grandes empresas se interessariam por um produto gratuito? Os produtos Open Source não são grátis, não necessariamente.... A tradução da palavra "free software" tem dois significados em português: Pode ser grátis ou livre. O movimento Open Source atua pela liberdade, e não pela gratuidade. Ate' porque o free software tem TCO - Total Cost of Ownership (Custo total de Propriedade).

O que já' estamos presenciando e' uma mudança na maneira de como um software e' vendido. Você prefere usar Linux, ter acesso ao código-fonte, e realizar as modificações que você gostaria em programas e no sistema operacional ou estar amarrado em um sistema operacional "caixa-preta" onde você não sabe o que acontece "nos bastidores" e esta' condicionado às opções que alguém acha que e' a mais adequada para você.

No entanto, dentro da ótica do free software, o programa tem que ser muito bom para ser pago. Logo não temos certeza se este modelo seja realmente viável. Mas quando nos referimos ao software para Linux, devemos nos lembrar de desenvolvimento e prestação de serviços. E tem gente que diz que não dá para ganhar dinheiro com free software. (Lembre: livre, não grátis)

Não penso que a Microsoft irá acabar em função do Linux. Ela tem seus méritos, mesmo com todos os problemas que acompanham a polêmica empresa de Redmond. Hoje não existe interface gráfica mais intuitiva e "idiot-friendly" (um nível acima de user-friendly) que o Windows - e o Linux ainda não conseguiu superar isso.

Se o seu negócio é usar os recursos que alguém acha que serve para você, destinado aos usuários leigos, use Windows. Se procura uma plataforma completa, estável, realmente multitarefa e que possui milhares de programadores ao redor do mundo colaborando voluntariamente, permitindo um aprendizado constante - use Linux

O melhor de tudo é ter opção de escolha, independente do nível social. Você pode usar um sistema operacional poderoso e que é livre, e ajudar a reduzir a exclusão digital em que a maioria dos brasileiros estão condenados Este é apenas um dos inúmeros benefícios.


6.Vale a pena LER

Nem Lama nem Caos
Rose de Melo Rocha

Em " Comunicação em tempos de incerteza" a articulista fala de ética e
estética na comunicação. Diz Rose: " Acredito que devamos ser, todos,
narradores de nossa época. Creio que não nos acompanham mais, com
muita facilidade, grandes verdades ou certezas."
http://www.nova-e.inf.br/rosedemelo/nemlamanemcaos.htm


7.Biblioteca Binária

No livro Trial and Error: United States v. Microsoft, Paul Beckner, Presidente da Fundaçao CSE - Citizens for a Sound Economy Foundation, e Erick Gustafson - Diretor do Center for Consumer Choice / CSE, compilaram um nmero importante de trabalhos, opinioes, e editoriais sobre o processo antitruste contra a Microsoft. O livro conta com contribuiçoes de Milton Friedman, Richard Schmalensee, e C. Boyden Gray - CSE's Chairman

O livro vai além do caso Microsoft. Serve como uma ferramenta útil para todas as pessoas que acreditam na competiçao e na inovaçao nos mercados. Está disponível em PDF no http://cse.org/n_index.html

8.Auto Promoção Sem Vergonha

O Marketing Hacker está disponível para consultoria a um número limitado de clientes. As senhas poderão ser retiradas no Edifício da Previdência Social, em São Paulo, a partir das 5 hs da manhã, na Quarta Feira de Cinzas, 28 de fevereiro de 2001.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Help Me

Fale, minta, implore aos seus amigos para assinar esta newsletter. Diga que é fantástica, please... Não esqueça do meu email (mailto:hernani@javali.com.br)

Aceitamos sugestões, embora criticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas.

Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
MARKETING HACKER - uma e-zine e-revolucionária
http://www.marketinghacker.blogspot.com
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++