fevereiro 13, 2001

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

MARKETING HACKER
http://www.marketinghacker.blogspot.com

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
uma e-zine e-revolucionária

==================================================

Newsletter 005/2001
Fevereiro, 13, 2001
Editor: Hernani Dimantas (mailto:hernani@javali.com.br)
Para assinar:
mailto:marketinghacker-subscribe@topica.com
Para cancelar:
mailto:marketinghacker-unsubscribe@topica.com

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ÍNDICE

1.Do real ao digital e vice versa
2.Vozes da Internet- Linux no Carnaval
3.Por Dentro
4.Por Fora
5.Escovando Mercados - Marketing Hacker entrevista Hernani
Dimantas
6.Vale a pena LER
7.Biblioteca Binária - Small Pieces Loosely Joined
8.Auto Promoção Sem Vergonha
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

1. DO REAL AO DIGITAL E VICE VERSA

Tenho uma dúvida. Sou um cara real... ou sou apenas digital. Será que
sou um homem de duas vidas? Uma vida de carne e osso... e uma vida
reconhecida através de palavras escritas, e uma reles foto no canto de
uma página virtual. Se eu continuar escrevendo sobre a solidão de ser
digital, as lágrimas vão rolar, e vou tomar um choque no meu teclado. A
propósito, será que o teclado é a prova de choque?

Mas esta não é a real. É digital. Aprendi a brincar com coisas
tangíveis... bola, carrinho, cadernos, livros, carros, motos, aviões e,
enfim, computadores. Tudo isso existe.. não é fantasia. Tenho esposa,
dois filhos... tudo de verdade. Mas fui surpreendido pela Internet. De
repente, uma parte importante da minha vida virou digital, e comecei a
perder a noção do tempo e do espaço. E da quantidade também. Recebo
aproximadamente 500 emails por dia, e ainda acho que é pouco (não
precisa perguntar, é lógico que não leio a maioria).

O tempo mudou. Não existe sol e chuva. O tempo físico tem um novo
contexto. Não dá para relaxar. É tudo pa-pum. Rapidinho, pois a
informação de um dia para outro já caduca. A velocidade da Web é algo
espantoso, e mesmo que você não seja maníaco pelo digital, a tua vida
está sendo gerenciada por um sistema de computadores. No
supermercado, você compra, e toda informação é coletada, tanto para
atender a manutenção do estoque, como para o departamento de
marketing gerar um perfil do cliente (isto quando não aparece alguém
querendo bisbilhotar a tua vida pessoal). Não dá para perder tempo e
relaxar.

Na Internet, o espaço é uma coisa de doido. A Web é um arranjo de
lugares fora do espaço metafísico. Na verdade, o espaço é constituído de
links, e mais links. E cada vez que alguém posta uma nova página
expande o tamanho da Web. Se compararmos os Hyperlinks com o
Plano Cartesiano, percebemos que não só os hyperlinks são mais
bagunçados, como são dinâmicos, e não estatísticos.

Puxa, ufa... A Web mudou a minha vida!! Também não é para tanto.
Aprendi a ser digital, e não vejo muita diferença da minha antiga
realidade. A Internet é real. Talvez tenhamos que reaprender a conviver
com amigos, pois nossas relações digitais estão limitadas pelo tamanho
da telinha. Será que preciso apertar a mão, olhar nos olhos, para
realmente conhecer uma pessoa? Se fosse assim, sairia na rua apertando
a mão de todos os transeuntes, e assim me tornaria o vereador do bairro.

"Realidade" é um julgamento de valores. Acreditamos que a coisa real é
mais segura do que a informação eletrônica. As coisas reais são
originais, enquanto o digital parece ser algo abstrato. A realidade parece
ser mais duradoura do que a virtualidade. Mas, na verdade, não temos
tanta experiência com o mundo digital para poder criar regras. Do meu
ponto de vista, a vida digital é tão real, como a vida real é digital... é
tudo a mesma porcaria.

Bem, esta é a hora da verdade. O que você acha mais real o corpo ou o
espirito?. Este é o grande debate da humanidade desde os tempos das
cavernas (acho que exagerei na amplitude do tempo). Temos que
virtualizar a carne, e materializar o espirito para poder entender o
futuro. E buscar os nossos sonhos e desejos. A Web ajuda a transformar
o intangível em tangível, e vice versa.

Abaixo a realidade... Este conceito o vento levou...

2.VOZES DA INTERNET - LINUX NO CARNAVAL

Meu amigo da Widebiz - www.widebiz.com.br - Lúcio Wandeck
sugeriu a minha fantasia no Carnaval 2001. Vestir um traje de Pingüim
(símbolo do Linux) para sair na Escola de Samba. Ele vai de Bill Gates,
o milionário empresário monopolista. Disse que a sua fantasia o levaria
direto ao camarote da Brahma, e ainda ganharia de brinde um bate papo
com a tenista capa da Playboy. Ao Pingüim restaria apenas um
lugarzinho no camarote da Antárctica.

O Lúcio disse..."Não fique triste, convidarei a moça para bater uma bola
com você, mas não se entusiasme, será apenas um chat sobre Linux...
Hahaha, hahaha, hahaha... "

Achei legal !! O Pingüim se contenta em ficar quietinho, tomando umas
cervejas geladas. Aliás, os adeptos do Linux não estão tão interessados
em dominar a mídia carnavalesca. Deixamos nosso amigo Bill Gates
sambar pelado no Sambódromo Carioca, acompanhado da Globeleza
rebolando suas celulites, enquanto ficamos junto com o povo. Este é o
nosso lugar. Sem Glamour, sem bugs, sem tela azul, mas com eficiência
e qualidade.

Isto é o Linux. Assim caminha esta comunidade, que em apenas 9 anos
desenvolveu um sistema operacional reconhecido pela sua robustez.

Não acho que o objetivo seja bater a Microsoft, e desbancar a liderança
desta empresa. Queremos apenas dar uma alternativa livre e gratuita
para a humanidade poder encarar o futuro. Nada contra a fantasia do
meu amigo Lúcio, mas tudo a favor deste Pingüim Cosmopolita.

3.POR DENTRO

Participo de uma lista de debates chamada Lost Soul Mates. É
moderada por um Inglês - Chris Macrae, e por um Holandês - Ben Koot.
Eu, também, sou um dos pseudo moderadores. A lista, na verdade, é
uma reunião de várias listas que estavam paradas, principalmente pelos
participantes da Futurize Now, do David Siegel. Os nossos colegas das
almas perdidas estão fazendo um trabalho sensacional, e eles visam
montar um e-MBA. Confira em:
lostsoulmates-subscribe@yahoogroups.com

4.POR FORA

Eu acho que vou dar um tempo, e parar de falar quem esta Por Fora da
estrada para o futuro. Poderia eleger o Canadá... mas vai dar um
trabalhão verificar se nossas vacas são loucas... ou se são loucas as
nossas vacas... Em resumo, a globalização é função da saúde
psicológica das vacas... e da quantidade de PROZAC consumida pelo
nosso rebanho.

É bom dar uma escancarada nos mercados, e apresentar os babacas de
plantão. E como tem gente que fala bonito, mas só age na sacanagem...
E ainda, posam de inocente.... No entanto, estes caras nos dão grandes
oportunidades de retro-sacanagem. Vamos passar correndo para o
próximo capitulo..... ahahahah... que inspiração.... eheheh

5.ESCOVANDO MERCADOS - MARKETING HACKER
ENTREVISTA HERNANI DIMANTAS, revelação na web em 2001
especialista em marketing hacker e autor da e-zine marketing hacker ,
ou, o alter ego entrevistando o criador .

Hernani Dimantas é um hacker. Mais precisamente, um seguidor da
cultura Hacker. Um movimento que tem percorrido a história da
tecnologia da informação e influenciado gerações.

Vale a pena ressaltar que Hernani vem ocupando a quarta colocação do
ranking Widebiz (em crescimento vertiginoso), o que tem sendo
gratificante e tendo um reconhecimento de grandes personalidades do mundo
Web!.

Confira abaixo a entrevista despretensiosa com a revelação da Web em
2001!

Marketing Hacker:
O que representa para você estar na quarta colocação no ranking
Widebiz- http://www.widebiz.com.br ?

Hernani:
É uma surpresa. Mas também é um grande reconhecimento. Isto prova
que o conceito do Marketing Hacker vem alcançando o coração e
mentes dos meus colegas Widebizers. Estou tendo um crescimento
vertiginoso no ranking, pois já estive amargando a última colocação, e
num breve período de tempo, e graças a ajuda dos meus amigos e
inimigos, alcancei esta posição. O Internauta quer ouvir pessoas que
falam com voz própria, e que tenham opiniões sustentadas.

Mas, na verdade, eu não trabalho visando uma melhor colocação, e
pouco me importo com este ranking. O Marketing Hacker entende que
nem sempre as melhores idéias são contempladas por aplausos. Muitas
vezes, temos que escovar os mercados para encontrar a luz nos porões
virtuais.

A maioria dos colunistas da Widebiz tem grande qualidade, e adoro ler
a poesia teórica de Sérgio Buaiz, o excelente relato jornalístico do
Carlos Nepomuceno, as estrepolias do Manoel Fernandes e do Guther
Faggion, a clarividência do Raul Candeloro, a beleza da Soninha
Grisólia, os cartúns do Murilo Maluf, e as históricas estórias de Mário
Persona.

Marketing Hacker:
O Marketing Hacker realmente foi um sucesso? Como surgiu a idéia de
criar esta e- zine?

Hernani:
O Marketing Hacker é um conceito. Comecei a atuar nos meus
empreendimentos enfocando a reputação, a ética e o amor. O
movimento Open Source http://www.opensource.org foi o catalisador
deste ponto de vista. Um bando de renegados estava criando uma nova
maneira de trabalhar o desenvolvimento de softwares. Prestando
atenção nesta tendência, percebi que o mundo dos negócios, mais cedo
ou mais tarde, iriam absorver esta cultura. Em 1999 tive uma surpresa
ao visitar o site http://www.cluetrain.com - O futuro já estava presente.
E daí em diante, iniciei um processo que culminou nesta e-zine e-
revolucionária.

Marketing Hacker
Como especialista em Marketing Hacker você teria alguma dica?
Qual seria ela?

Hernani:
Não sou especialista... sou o criador!!! hahahah.
O Marketing Hacker não sugere novas ferramentas. Utilizamos algumas
fórmulas já consagradas, mas tendo como base os conceitos do
Marketing Hacker. Utilizando a tríade (reputação, ética e amor),
conseguimos otimizar o efeito do marketing. Acreditamos também que
a formação e desenvolvimento de comunidades digitais fazem parte da
estratégia de negócios. No site www.marketinghacker.blogspot.com
você encontrará um link para o livro COMMUNITY-BUILDING ON
THE WEB, da Amy Jo Kim. Vale a pena aprender com este livro.

Marketing Hacker:
Muito tem-se falado em Velha Economia, Nova Economia,
Globalização. Você acredita que, com a virada do milênio, a Velha
Economia vem sobrepor a Nova Economia?

Hernani:
Não acredito em nada destas bobagens. Temos que parar de dar nome
para a boiada, e começar dar nomes aos bois. A Internet facilita o
contato pessoa a pessoa, e temos que aprender a nos tratar
individualmente. O mundo está mudando muito rápido, e muita gente
anda falando besteiras. Nem toda empresa vai ser pontocom, mas
provavelmente todas as empresas, e todas as pessoas direta, ou
indiretamente tem suas vidas amplificadas por este canal virtual

Marketing Hacker
Qual seu posicionamento sobre a enxurrada de pontocom falindo? Seria
o reflexo da Velha Economia sobre a Nova Economia?

Hernani:
Pô! que perguntinha boba... que ingenuidade. As pontocom estão
falindo porque conquistar novas fronteiras tem seu preço e suas baixas.
O Investidor queria virar digital de qualquer maneira, e colocou seu
dinheiro em empresas sem as menores perspectivas de futuro. Quantos
sites de leilão virtual hão de existir? E Livrarias virtuais? E Quantos e
commerce? E Portais Universitários? E Grandes Portais? Todos falando
de forma monolítica. Ninguém está mais interessado em bobagens de
cima para baixo... O consumidor quer participar efetivamente dos
mercados, e só vai se envolver quando as empresas entenderem que as
regras na Internet são outras.

Marketing Hacker:
Incubadoras são soluções para webempreendedores que querem
começar no mundo virtual?

Hernani:
Escrevi um artigo Um cara com ideia.com. Falo sobre Bob Wolheim,
CEO da www.ideia.com. Este cara tem uma visão muito legal dos
mercados. Ele entendeu que a incubadora é apenas um acelerador de
negócios, mas o empreendedor tem que saber que o seu negócio deve
ser viável, sem grandes estrepolias, e realista. As incubadoras não vão
mais colocar dinheiro bom em negócio ruim.

- Marketing Hacker:
Qual seria a mensagem que você apontaria para as pessoas que hoje
possuem uma idéia?

Hernani:
Pensar que, talvez, a idéia não seja tão boa. Pesquise os mercados, e
procure por idéias semelhantes... Converse com os amigos internautas,
trabalhe com ética e transparência. Se conseguir ir além do teu bulbo
cerebral pode ser que a idéia vire uma BOA IDÉIA

Marketing Hacker:
Como você faz para dividir seu tempo em ser Especialista em
Marketing Hacker, Empreendedor, Pai, Marido, Artista Plástico,
Esportista, responder mails, escrever artigos, participar de Listas de
Discussões, ir ao banheiro, como você divide estas tarefas?

Hernani:
Boa pergunta. Não sei... acho que já estou acostumado. Aliás, quem diz
que está sempre ocupado é porque não faz nada. Eu sempre me sinto
livre para poder criar. Este é o lado Zen do Marketing Hacker.

Marketing Hacker:
Como vem sendo a aceitação do mercado sobre o conteúdo que você
vem disponibilizando?

Hernani:
Acho que já respondi está pergunta. Mas como estamos numa entrevista
promocional... lá vai: O Marketing Hacker é um trabalho e-
revolucionário, e de difícil assimilação. Mas acredito que estou tendo
sucesso.

Marketing Hacker:
Como as pessoas interessadas no Marketing Hacker fazem para poder
entrar em contato com você?

Hernani:
Não é muito difícil. Basta assinar minha e- zine Marketing Hacker -
marketinghacker-subscribe@topica.com
ou entrar em contato através do meu email hernani@javali.com.br
Para falar comigo não é necessário pagar nada. Se alguém estiver
cobrando para fazer o contato, verifique o RG do suposto cobrador,
anote os dados, e me envie por email... O Marketing Hacker não tem
intermediários.

Marketing Hacker:
Que links você indicaria para os interessados no Marketing Hacker?

Hernani:
Well, esta entrevista esta parecendo direcionada para respostas auto
promocionais. Mas vamos lá
http://www.marketinghacker.blogspot.com
http://www.nova-e.inf.br
http://www.widebiz.com.br/gente/hernani
http://www.emarketeer.net
http://www.cluetrain.com
http://www.opensource.org
http://www.fsf.org
http://www.rageboy.com
http://www.hyperorg.com
http://www.searls.com
http://www.personalization.com
http://www.a-clue.com
http://www.clickz.com
http://www.eff.org

Marketing Hacker:
Obrigado pela entrevista e desejamos muitos, muitos, muitos... sei lá ...
neste novo Milênio!

Hernani:
Imagine.... Foi um prazer... e além disso fico muito feliz em poder dar
entrevistas imparciais... É sempre comovente encontrar entrevistadores
com a tua inteligência e perspicácia. Valeu!!!! Marketing Hacker é o
máximo!


6.VALE A PENA LER

A verdade é maior do que as pessoas
David Siegel - autor de Futurize a sua Empresa, ed. Futura

http://vendamais.terra.com.br/edicoes/v40_9/v47/47webb.asp

7.BIBLIOTECA BINÁRIA

Small Pieces Loosely Joined
by David Weinberger
http://www.smallpieces.com

David Weinberger, co- autor do Manifesto Cluetrain, está
disponibilizando o rascunho do seu novo livro. O site é legal, pois além
de poder fazer o download dos capitulas semi acabados, podemos
interagir, e palpitar durante a elaboração do livro.

7. AUTO PROMOÇÃO SEM VERGONHA

Estou disponível para consultoria para um número limitado de clientes.
Estou animando festas de crianças, sou cicerone de convenções, e
apresento uma versão cantada do Marketing Hacker... acompanhado
pela banda "Chorinho Pontocom".

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

HELP ME

Fale, minta, implore aos seus amigos para assinar esta newsletter. Diga
que é fantástica, please... Não esqueça do meu email
(mailto:hernani@javali.com.br)

Aceitamos sugestões, embora criticas negativas serão prontamente
rechaçadas e ironizadas.

Marketing Hacker está sendo assessorada por vários escritórios de
Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente.